terça-feira, 12 de setembro de 2017

PF afasta gestor do Ibama no RN sob suspeita de corrupção

imagem ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira 12, a Operação Kodama com o intuito de juntar provas dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e prevaricação, por meio de mandados de busca e apreensão, assim como evitar a continuidade de ações que estariam lesando o meio ambiente do Rio Grande do Norte. O alvo principal da ação é o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado, Clécio Antônio Ferreira dos Santos, que teve seu afastamento requisitado pela operação.

Ao todo, quatro cidades do Rio Grande do Norte estão sendo foco da operação policial: Natal, Ceará-Mirim, Goianinha e Tibau do Sul. Cerca de 50 agentes cumprem 11 mandados judiciais de busca e apreensão, além de medida cautelar de afastamento de função pública. A 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte aceitou a representação da Polícia Federal e determinou o afastamento de Clécio Santos.

Para chegar à conclusão que deflagrou a operação, a Polícia Federal, desde o início deste ano, investiga dados constates no Relatório de Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) e Processo Administrativo Disciplinar instaurado pelo Ibama, quando foram descobertas irregularidades cometidas pelo superintendente do órgão no Rio Grande do Norte.

A princípio, foram identificadas pelo menos dez condutas de favorecimento ilícito a pessoas físicas e jurídicas, que teriam sido beneficiadas por meio de desembargo de atividade, restituição de bens apreendidos e anulação de infrações. Através desses artifícios ilegais, uma aquisição de aproximadamente oito toneladas de lagosta de origem não comprovada foi “maquiada” para parecer regularizada. Além disso, foi dada legitimidade ao funcionamento de um empreendimento hoteleiro construído em área de preservação permanente, localizado na praia de Tibau do Sul, o que caracteriza mais uma irregularidade.

Agora RN
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

câmbio

Nossa Nova Fanpage

Sua Marca em destaque!


Posto Raíssa II - Sítio Novo

Image and video hosting by TinyPic

castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Art-Voz Studio

Image and video hosting by TinyPic

LBV.org/DigaSim

Image and video hosting by TinyPic

Anuncie no nosso site!

Twitter

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *