quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Potiguar fala sobre galáxia e vence concurso nacional de astronomia


Com a melhor redação em um concurso nacional de astronomia, um estudante do Rio Grande do Norte irá às montanhas chilenas para conhecer o Telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope). Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Danilo Oliveira Imparato, de 18 anos, escreveu sobre a galáxia NGC 1232 para vencer o concurso Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar.

Promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o concurso é direcionado para alunos do  8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. "Participo de um grupo de estudo sobre astronomia. Um dia o professor distribuiu cartazes sobre o concurso e eu me interessei", conta Danilo.
Para concorrer, o estudante precisava escolher um objeto para ser fotografado digitalmente pelo telescópio e justificar a escolha com base no interesse científico e apelo visual do objeto. Danilo encontrou na NGC 1232 o tema para o trabalho. "Queria fazer sobre interação de galáxias e vi que a NGC 1232 tinha sido pouco estudada e pouco imageada", conta.
De acordo com ele, o objeto ainda não foi estudado com profundida, o que tornou a escolha mais interessante. “Podemos observar toda a extensão a interação dela com outra galáxia,  percebendo claramente os aglomerados de estrelas, poeira e gases”, explica.
Avaliado por uma comissão formada por astrônomos profissionais do LNA, da organização da OBA e por representantes da comunidade astronômica nacional, o trabalho foi o melhor entre 195 propostas. O estudante venceu por ter apresentado uma redação com informações científicas relevantes, segundo informou o Laboratório Nacional de Astrofísica.
A viagem para observar o objeto astronômico escolhido com o telescópio Soar deve acontecer entre fevereiro e maio de 2014. Já a escola do estudante recebe um quadro com a imagem impressa da galáxia e a visita de um astrônomo do LNA, que fará palestra sobre a NGC 1232.
G1-RN
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

câmbio

Nossa Nova Fanpage

Sua Marca em destaque!


Posto Raíssa II - Sítio Novo

Image and video hosting by TinyPic

castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Art-Voz Studio

Image and video hosting by TinyPic

LBV.org/DigaSim

Image and video hosting by TinyPic

Anuncie no nosso site!

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *